Factores que causam Desempro em Moçambique [Revista: Academus, a juventude]_Ed-I

Desemprego

¿Será verdade Isto?

É notável que um dos maiores problemas da sociedade actual, seja mundial, africana e mais particular ainda moçambicana é o número de desempregados que existe. E nesta folha pretendo dar uma visão particular (moçambicana) daquilo que é o desemprego, seus reais factores suas consequências e possíveis soluções.

academus
Antes de falar do desemprego vou dar uma contextualização de dois conceitos diferentes e com significado distinto, emprego e trabalho. O trabalho pré-existe ao emprego e segundo o dicionário do pensamento social século XX, trabalho é o esforço humano dotado de um propósito e envolve a transformação da natureza através do dispêndio de capacidades físicas e mentais. E o emprego consiste em uma ocupação remunerada e determinada a que alguém se dedica. Então desemprego deve ser entendido como uma situação social de não emprego, na qual o indivíduo não realiza trabalho remunerado

Segundo a CEIC, uma comunidade de analistas e  economista  e, integrantes do grupo ISI Emerging Markets,  até  2021 os dados de taxa de Desemprego em Moçambique chegou a atingir um recorde em 3.98 % em relação aos anos anteriores que era de 3.81 % o que chega a preocupar a actual política do Estado, contribuindo negativamente para o seu desenvolvimento.

O desemprego em Moçambique está ligado a vários factores sejam eles, económicos, sociais, políticos e por quê não psicológicos que seria a mentalidade de que todos seremos afectos no Estado, faço agora a menção:

·       A falta de escolaridade - que não pode ser somente entendida como resultante da escassez de instituições de ensino, das quais os jovens não têm acesso ou que podem desistir de estudar, mas também como uma perda dos valores (matéria) que se devia adquirir nas escolas, pois temos muitos “formados” que eu os chamaria depósitos de conhecimento, aos quais foi-lhes dado o diploma mesmo sem nenhum conhecimento sobre a área.

·       Crise económica;

·       Redução de postos de trabalho;

·       Aumento da população;

·       Desenvolvimento tecnológico - em que a mão-de-obra humana é substituída pelas máquinas.


De entre os vários factores que influenciam no desemprego é de extrema importância fazer menção as suas respectivas consequências:

·       Aumento da marginalidade;

·       Elevada taxa de Prostituição;

·       Elevado índice de pobreza principalmente nas urbes;

·       Aumento do trabalho informal ou subemprego.

Tendo em consideração esses dados é importante  pensar nas seguintes propostas solutivas: a necessidade de força de vontade e de compaixão dos políticos no sentido de ver o sofrimento do seu povo, de modo que apostem por:

·       Promoção de vagas de emprego;

·       Emancipação de Organizações não-governamentais (ONG);

·       Enquadramento dos jovens nos diferentes sectores, cada um de acordo com seu nível académico;

·       Promoção de palestras com cunho formativo para criação do autoemprego;

Por: Érnelio da Paz e Luís Paunde [2022]


Enviar um comentário

0 Comentários